Cuidado, pois em geral, um psitacídeo, especialmente uma calopsita, não apresenta, dimorfismo sexual, sendo impossível precisar o sexo da ave de forma visual ou até por toque.
A maneira correta e precisa de se obter a sexagem de uma ave é através do exame de DNA, realilzado através de amostras de sangue ou penas das aves. É importante salientar que estes procedimentos, apesar de simples, devem ser feitos por profissionais especializados, ou seja, por veterinários de aves.
Com a amostra retirada, esta é encaminhada para um laboratório, que irá cobrar algo em torno de R$12,00 à R$20,00 pelo exame e o mesmo leva uns poucos dias para ficar pronto.
Aqui no Rio de Janeiro existem profissionais competentes, que atuam com animais exóticos e que devem ser procurados nesses casos ou em qualquer outra situação mais grave ou até mesmo de rotina.
Eu, particularmente, indico o Dr. André, que atende na loja Birds, no Shopping Barra Point, geralmente aos sábados, mas durante a semana tem outros veterinários de sua equipe.
Lembrem-se de uma coisa importante, ter um animal requer responsabilidade para com ele e com as pessoas de sua residência, além dos vizinhos. Animais podem transmitir doenças e para prevení-las, é importante levá-los pelo menos duas vezes por ano ao um veterinário, que realizará exames de rotina em seus Pet´s.
Abraços e até apróxima postagem.
3 comentários:
Meu caro Ferraiuolo!
É muito bom ver a possibilidade de vida fora da profissão... :-)
Desejo perseverança no projeto, que certamente lhe é prazeroso.
Como o meu pet é algo bem comum, uma gatinha 'street-cat' não tenho muito conhecimento, mas seu post me fez refletir quanto a responsabilidade por ela e pelos outros, incluíndo-me.
Obrigado pelo compartilhar e fazer refletir.
Um abraço!
Fabio B. Damasceno
Gostaria que vocês vizualizassem o vídeo de minhas calopsitas, para que podessem tentar decobrir qual o macho e Fêmea, aqui o link (URL):http://www.youtube.com/watch?v=Q7uzV3MNWQU
Valdemir Nogueira
Postar um comentário